Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2008

Centro de Dia de Avioso Santa Maria

    O Centro de Dia de Avioso Santa Maria, está integrado no complexo da Autarquia local e resultou de esforço simultâneo da referida edilidade e da Santa Casa da Misericórdia da Maia.


    O espaço físico do Centro de Dia é constituído por duas salas de convívio e uma sala de refeições. As restantes infra-estruturas, (biblioteca, ginásio, horta, jardim e parque infantil), estão ao dispor, para a realização das mais variadas actividades.
    O quadro de pessoal é constituído por uma educadora social, uma auxiliar de centro de dia, uma funcionária de serviços gerais, uma auxiliar de cozinha e uma cozinheira (estas últimas comuns ao infantário).
    Atendendo a que temos um contacto diário com as crianças da creche/jardim, a cooperação e intercâmbio entre gerações é constante.
    Este espaço, que permite um convívio de amizade e fraternidade, está ao dispor da população desde 1 de Outubro de 2003. A capacidade do centro de Dia é de 20 utentes estando, a capacidade no máximo. Aqui é possível, para além do pequeno-almoço, almoço e lanche, desenvolver actividades lúdico-didácticas que permitem uma ocupação sadia dos nossos utentes, demonstrando as capacidades, que alguns nem sabiam que possuíam.
    Para além dos trabalhos manuais, (croché, malha, tapeçaria) e jogos, o serviço de cabeleireiro/barbeiro e assistência religiosa, estão ao dispor quando solicitados pelos utentes.
    A música não podia deixar de estar presente, uma vez que as pessoas mais idosas necessitam de ser estimuladas, a manifestar os saberes que acumularam ao longo da sua vivência, a musica é a terapia ideal para essa explosão de conhecimentos. Assim a inclusão de uma aula de música por semana, foi uma das primeiras iniciativas a tomar.
    A manutenção física não foi esquecida e assim são facultadas 2 aulas de educação física por semana. Após um estudo das habilitações escolares, foi fácil chegar à conclusão que o analfabetismo fazia parte desta população. Foi possível, através do voluntariado de uma professora, começar a combater esta carência.
    A informática, também esta presente nas actividades semanais, neste momento, e até Maio, 10 utentes frequentarão um curso de iniciação á informática.
    É de salientar, que todas as inovações introduzidas no centro foram escolhidas pelos utentes e bem aceites por todos eles.
Inicialmente não dispunha-mos de transporte, o que estava a manifestar uma dificuldade acrescida ao ingresso dos idosos no nosso Centro, esse problema foi ultrapassado, com a oferta de uma carrinha por um stand da localidade.
    Tal como os outros Centros, o horário é das 8h.30-17h.30, de segunda-feira a sexta-feira.

Cidália Azevedo Moreira

Texto retirado do site:http://www.misericordiadamaia.com/Default.aspx?tabid=66

publicado por casteloseosseuslacos às 12:32

link do post | dar a tua opinião | favorito
|

Visitas : )

Hórinhas!

Nós

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Notíciazinhas :)

6 de Junho de 2008 - Aula...

5 de junho de 2008 reuniã...

4 de junho de 2008 GRANDE...

3 de junho de 2008 EXTRA

2 de Junho de 2008

Melhores Momentos do grup...

30 de Maio de 2008 - Expo...

Reuniãozinha -29 de Maio ...

O DIA.... 24 de Maio de 2...

EXTRA EXTRA EXTRA

Links

subscrever feeds