Sexta-feira, 14 de Março de 2008

S.Pedro de Avioso- resumo histórico

          Aviso – S. Pedro           

Resumo Histórico

 

Resenha Histórica da Freguesia

 

A freguesia de Avioso (S.Pedro) situa-se ente Avioso (Santa Maria) e Gemunde, fazendo fronteira com os concelhos de Vila do Conde e Trofa. O seu território não é muito extenso, embora seja uma freguesia bastante povoada.

As terras são baixas e planas e o solo é muito fértil, por isso, propício à policultura e à criação de gado “grosso e miúdo”. O Almorode, que é o único rio que tem a sua nascente no concelho maiato, mais propriamente nesta freguesia, teve outrora no seu curso, dezenas de azenhas que ocupavam grande parte da população na moagem de cereais.

S.Pedro foi paróquia do concelho de Avioso, que tinha a sua sede e respectivos Paços do Concelho na vizinha Avioso (Santa Maria), até 1902. a partir desta data passou para o lugar do Picoto, a actual Maia. Actualmente, Avioso (S.Pedro) é uma das cinco freguesias que compõem a Vila do Castêlo da Maia.

Segundo Ferreira de Almeida, passava antigamente por esta freguesia, a importante via romana que fazia esta ligação entre “Barca Augusta” e “Olisipo, como consta no “itinerário de Antonino”. Desta mesma estrada ainda se podem ver alguns vestígios, na parte mais ocidental da freguesia. No lugar de Ferronho, foi encontrado um marco miliário que, infelizmente, se encontra com o campo epigráfico bastante apagado.

A mais antiga referência documental de Avioso é datada de 1116, na qual se alude a “Sancti Petri de Auenoso”, patente num documento que faz parte do fundo das “Corporações Religiosas, Mosteiro de Roriz”. No “Rol das Igrejas do Rei”, século XIII, é mencionada a “Ecclesia de Avoso”. A grafia do topónimo foi evoluindo ao longo dos séculos: no “Censual do Cabido da Sé do Porto” surge como “Aueosso”; no rol do “Livro Branco da Sé de Coimbra”, em 1320, aparece como “Abeoso” e, em 1527, no “Archivo Histórico Portuguez” está escrito “Avyoso”.

A igreja paroquial de S.Pedro é um amplo edifício setecentista, integrando uma bem proporcionada torre sineira. A sua fachada ostenta, em relevo, as insígnias de S.Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica e orago da freguesia.

Abundam em Avioso (S.Pedro) as casas senhoriais, destacando-se, entre elas, a Quinta de Paredes, edifício brasonado com capela particular, datada de finais do século XVII.

Anualmente, em finais de Janeiro, é realizada uma festa com procissão, em honra de S. Sebastião. Diz a tradição que, por altura das pestes, o povo de Avioso se “apegou” com este santo, fazendo ao temível flagelo; as suas preces foram atendidas.

Documento facultado pelo Museu de Etnologia e História da Terra da  Maia

publicado por casteloseosseuslacos às 11:26

link do post | dar a tua opinião | favorito
|

Visitas : )

Hórinhas!

Nós

Junho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Notíciazinhas :)

6 de Junho de 2008 - Aula...

5 de junho de 2008 reuniã...

4 de junho de 2008 GRANDE...

3 de junho de 2008 EXTRA

2 de Junho de 2008

Melhores Momentos do grup...

30 de Maio de 2008 - Expo...

Reuniãozinha -29 de Maio ...

O DIA.... 24 de Maio de 2...

EXTRA EXTRA EXTRA

Links

subscrever feeds